Generalidades da vida

Compartilhar idéias, emoções, indignações, alegrias, tristezas... enfim tudo o que nos faz humanos.

8 de mar. de 2010

Pronto Socorro

Nunca vou conseguir compreender porque chamam-se Pronto Socorro ou Pronto Antendimento aqueles purgatórios onde ficamos hoooooooooras esperando pra ser prontamente atendidos ou prontamente socorridos.
Não importa qual seja seu plano de saúde ou se você estiver por conta do 'suis' mesmo. Também não resolve querer pagar pelo atendimento.
Tratou de precisar do atendimento de emergência, pra quê? Ta f#d!%do!!
Hoje a Paty, minha irmã/filha de 15 anos que mora comigo, machucou o pulso jogando volei no colégio. Logo que entrou no carro 17h (ela estuda a tarde) queixou-se e vi que estava mesmo inchado, avermelhado e resolvi ir direto ao hospital.
Daí aquela coisa né? Qualquer milímetro fora do cronograma militar que vivemos gera um quase caos... Liga pro marido pegar filha menor, vizinha pega chave, cancela manicure e por aí vai!
Cheguei no hospital. Hospital bom, grande, conceituado. Pergunto pro moço na catraca:
- Olá, onde fica o atendimento de ortopedia ?
- Tem 'prano' particular ou é suis?
- Unimed
- Sobe a rampa, abre a porta de 'vrido' preto, vira a esquerda, sobe o elevador, 3º andar e se informa lá, é lá que atende os 'prano'.
Subi, abri, virei, subi de novo e me informei. A respota da moça:
- Olha só, vai demorá...
e eu:
- Por quê?
e ela:
- Ah, os médico de lá de baixo num tão dando conta do suis e tem uns que tão subindo... daí as ficha fica tudo misturada e pode demorá porque não dá pra passá na frente que fica todo mundo revoltado.
Perguntei:
- Tem outro hospital aqui perto que você recomenda que eu vá?
- Vai no Cruz Vermelha.
Fui
Até eu encontrar a recepção do PA (Pronto Atendimento) da ortopedia a mão da Patrícia já tava do tamanho do pé dela...
a moça:
- É particular?
- É sim.
- Plano ou dinheiro?
- Faz diferença?
- Nenhuma...
- Então é plano...
Daí preenche aquela maldita 'ficha' que não sei pra que serve pois nunca vi ninguém me procurar em meu endereço, meu telefone e nem e-mail... Ainda se fosse pra preencher depois de internado, ou pra procedimentos mais sérios... mas o médico nem botou o olho na menina ainda?
Por que não pedem pra gente preencher ficha cada vez que entra no banco, assim saberiam onde moram os filhos da patria que te pariu que assaltam a gente na saída... Mas isso é pra outro post.
Tá legal, ficha preenchida, passa pra salinha ao lado. Nem sentei o médico chamou! Quanta alegria!
O Dr. olhou pra nós e mandou:
- Quem ta machucada? Onde? Como foi? Que horas foi? O que vc fez no local?
A Paty falou bonitinha:
- Eu!! No pulso. jogando vôlei as 15:30 e só coloquei gelo por meia hora e...
- Tá bom já. Vai pro raio X e volta aqui.
Assim que eu gosto. Tá certo que ele nem falou pra gente sentar, foi tudo ali, em pé no meio do consultório mas foi ótimo, adoro gente prática.
Na recepção do raio X a moça olha pro requerimento e manda:
- Tem ficha? Já consultou aqui?
- Acabei de fazer a ficha e nunca consultei aqui...
- A ficha ainda não caiu no sistema, aguarda um momento... já chamo.
Isso foi ás 17:30...
De repento começa a chegar gente quebrada, operada, engessada, enfaixada, cheia de pino de titânio de todo que é lado pra fazer raio X... Eram internos do hospital e tinham prioridade...
Ai meu Deus do Céu!!!
Já era 18:40 minha paciência acabou.
- Moça, com licença, mas que horas vocês vão chamar a minha filha?
- Ah ela é a próxima.
Sentei de novo. Quando vejo a porta abrindo, mais um interno todo estropiado na cadeira de rodas, ah não aguentei:
- Ô moça, agora chega né! Tenha santa paciência. Tô aqui ha mais de uma hora, a mão da menina parece um pão sovado e minha barriga parece uma escola de samba de tanta fome que eu tô...
A moça fez um ar de assustada e disse:
- Sinto muito, nem sabia que vocês estavam aguardando pra ser atendidas aqui!!
- E o que você acha que eu poderia estar fazendo aqui com uma menina de mão visivelmente inchada, sentada nas cadeiras da sala de espera do Raio X? Hein?
Ela recolheu a Paty no mesmo instante e 2 minutos depois a Paty saiu de lá com o tal raio X.
Assombroso não é?
Voltamos ao consultório e o médico soltou essa:
- Nossa que demora!!! Eu já tava indo embora do plantão! Me dá esse exame aqui que tô com pressa tenho uma reunião!
- Doutor, a culpa não foi nossa...
- Agora não vem ao caso. O pulso está bom e os ligamentos também. Foi estiramento muscular mesmo. Dá nimesulida pra ela de 12/12, umas 30 ou 35 gotas, faz gelo e sem educação física por 1 semana. OK? Então boa noite e se cuidem hein?!
Saiu com a maletinha dele e nos deixou alí... em pé de boca aberta!
Saímos de lá 19:00 horas...
Isso é que é pronto atendimento, pronto socorro, pronto purgatório... pronto pra um colapso nervoso.

2 comentários:

  1. Olha.. te contar que eu acabei de sentir o ódio que vocês devem ter sentido.. pronto socorro nada.. pronto qq coisa nada.. nada lá é pronto, tudo é não pronto, tudo é demorado.. e eu ja nem gosto de ir em medico assim porque eu sei que vou sair de la com uma receita meia boca depois de ficar um dia esperando como se nao tivesse sentindo nada e como se nao tivesse mais nada pra fazer tb.. affff.. sem mais comentarios...

    bjissimossssss

    ResponderExcluir
  2. Olha eu passei nervoso lendo e imaginando tudo. Eu já passei cada uma no pronto desespero...Pronto para um ataque do coração.

    Bjs

    ResponderExcluir