Generalidades da vida

Compartilhar idéias, emoções, indignações, alegrias, tristezas... enfim tudo o que nos faz humanos.

31 de jan. de 2010

Critérios de limpeza

Isso é um problema! Ouço muitas queixas de amigas, primas e parentes falando de suas diaristas, faxineiras ou domésticas. Elas dizem: "Ai, não sei mais o que fazer, aquela infeliz não limpa o banheiro como eu peço" ou "o fogão ta todo encardido, a diarista limpa 'por cima' e deixa tudo acumulado". Ouço queixas da lavação dos carros... "esses caras são uns sacanas, a lavação é só pra enganar trouxa, o carro ta todo ensebado, o vidro engordurado e nem aspiraram o porta-malas."


Tudo pode ser resumido num único ponto: critério de limpeza.
O que é limpeza para você? O que você define como limpo?
Pense que as pessoas que estão executando os serviços podem ter outros critérios de limpeza que não são os mesmos que os seus. Podem ser critérios mais baixos, mais frouxos... e o pior de tudo é que podem não ter critério algum...

Sugeri a uma amiga, que sempre reclamava, que tentasse descobrir como era a rotina familiar da faxineira dela, investigasse como era a limpeza da casa dela, observasse as roupas dela, as unhas, o cabelo, o ouvido... ela mandou a faxineira embora.

De um modo geral as pessoas que trabalham com limpeza e conservação não apresentam um bom grau de instrução e pelamordeDeus não to falando que são "burros", mas são pessoas mais simples, pobres, humildes. Porém isso não é passaporte pra sujeira e imundície. Pra mim é como caráter, moral e ética, ou você tem ou você não vale nada. Ah se minha mãe pegasse um de nós, eu ou meus irmãos, com orelha suja, ou se ela encontrasse roupa suja e usada no armário... baixava um santo nela que nem te conto!!! E o guarda roupas então? Volta e meia ela derrubava tudo no chão, sentava na cama com uma xícara de café na mão e o chinelo na outra e enquanto não estivesse no agrado dela, dentro dos critérios dela... nada feito. A gente tinha que lavar louça e ajudar na limpeza da casa, mas segundo os critérios dela!!! Obrigada mãe!!! Hoje sei fazer, sei mandar fazer e cobrar se está bem feito.


Também tenho que citar os mais abastadinhos que disfarçam a nhaca com desodorante Dior e perfume Versace... sem falar que alguns tem uns hábitos de higiêne nada exemplares. Trabalhei há um tempão, lá pelos idos de 1992, com uma família rica. Fui professora de informática numa franquia da neta de um grande empresário. Vou chamá-las de Filhinhazinha e Mãezuda. A Filhinhazinha tinha um Honda Civic que naquela época era o ó... usava roupas de griffes famosas, estudava na faculdade particular mais cara da cidade, curtia baladas caríssimas, ia á praia até de helicóptero... mas não gostava de tomar banho genteeee!!! Nem de escovar os denteeeeesss!!! Era nojento, depois do almoço ela bochechava água e passava a unha do mingo nos dentes da frente como se estivesse empurrando a cutícula, realiza isso!!??

A Mãezuda tinha um cabelo de capacete, armado com uma lata de spray por dia e por nada nesse mundo a véia molhava aquela juba... só no salão da Domingas, que atendia véias ricas naquela época... ela também passa unha nos dentes amarelos dela. Inúmeras vezes tive que pegar uma faquinha descartável pra raspar as melecas do nariz da véia que ela esfregava debaixo da cadeira e mesa da recepção, imaginou? Tem mais. A Mãezuda e a Filhinhazinha passavam papel toalha na axila, vá lá sovaco mesmo, depois lascavam desodorante por cima... mas não adinatava...

Então é isso. Quem é limpo, é limpo e pronto não fazendo diferença se nasceu abastado ou não.

E eu de-tes-to gente fedida e suja...

Um comentário:

  1. Oi moça!
    Ri muito com esse post. òtimo mesmo.
    Sobre su mãe, digo que vi a minha. Faço das suas palavras as minhas. Obrigada mãe.

    Menina eu quase tive toc com organização e limpeza...dei uma maneirada, uma amiga que é terapeuta que viu isso...

    Concordo com tudo o que você escreveu aqui. E imaginei tuuuudinho (sou como o Bobby, do " Fantástico mundo de Bobby" hehhe).

    Bjocas

    ResponderExcluir