Generalidades da vida

Compartilhar idéias, emoções, indignações, alegrias, tristezas... enfim tudo o que nos faz humanos.

2 de fev. de 2010

A Maldição das Frases Feitas

Sabe quando você começa uma frase e todos que estão por perto te ajudam a terminar de falar em uníssono? Exemplo: "Quem com ferro fere? - aí todos, parecendo um 'jogral', completam- com ferro será feridooo!" A lista dessas frases ou jargões é imensa.

Tenho pânico disso!
É claro que uso essas frases, é claro que vou usar ainda, é claro que já as usei em algum lugar desse blog e é claro que elas nunca sumirão... Não é esse meu objetivo... tá bom, era sim, mas sei que vou fracassar... então vá lá...

O que incomoda verdadeiramente é a maldição que essas Frases carregam. Fiz Frases com letra maiúscula porque acredito que essas "coisas" já tenham adquirido 'vida'...

Ja reparou que as vezes a gente se contém em criticar uma atitude porque lembra que "olho por olho, dente por dente"? Ou então nos refreamos de esbravejar e reclamar de algo porque "o sofrimento traz crescimento, ou homem não chora, ou quem semeia vento colhe tempestade..." e por ai vai.

Coisa ridícula também é aquele: "o trabalho enobrece", enobrece? Ah tá, mas nem sempre. Sobre isso Lya Luft fez um artigo bem bacana na Veja de 20 de janeiro, segue trecho: "Assim como o sofrimento pode nos tornar amargos e até emocionalmente estéreis, o trabalho pode aviltar, humilhar,explorar e solapar qualquer dignidade", ela fala também de 'crescer pelo sofrimento'.

"Nooooosssaaa como esse ano ta passando rápidooooo!!!" Todo ano ouço isso! O pior é que é global a coisa, nas terras do Tio Sam isso também acontece. Contudo por aqui na amada Terra Brasilis tem até Frase Feita Presidencial: "Nunca Antez na Hiztória dezze Paíz,... (aqui se encaixa qualquer tipo de sandice)" O Lula não deveria usar tantas palavras com "s" não é mezzzmo? Mas isso é outro azzunto...

A Frase Feita tem vida, ja falei, mas me preocupo mesmo é com o efeito de dominar mentes que está contido em várias delas, Lya falou disso também. As Frases podem acabar com a criatividade, inventividade, liberdade de expressão, elas podem oprimir, ocultar sentimentos, desculpar atos desvairados, refrear emoções, obrigar fingimentos...

A Frase é só uma personificação que usei para desabafar a indignação que sinto em ver o comodismo e a mesmice nas falas das pessoas. A vejo como um enorme dedo apontado bem pro meio da cara da gente...
E tenho dito que "pra bom entendedor... um risco quer dizer Francisco"

3 comentários:

  1. Olha, concordo com você com essas frases. Eu dou uma de chapolin Colorado, troco todo o significado, mas é sem querer querendo, juro hahaha. Sério mesmo. Quem me alertou foi uma amiga quando eu disse: O povo vê as pingas que agente toma, mas não vê as ânsias que fazemos...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Cris, em determinados momentos da vida da gente, tudo o que não queremos é ouvir coisas do tipo: "o tempo é o melhor remédio" (1º lugar no ranking dos meus ouvidos); "aqui se faz aqui se paga" (2º lugar, em relação ao comportamento do meu ex para comigo), entre tantas outras que me causam ânsia. Concordo que entre todos os efeitos que essas frases podem causar, a morte do cérebro é o pior, pois todos param para esperar o resultado dessas frases. Ai, tenho tolerância zero para o comodismo! Tenho algumas postagens relacionadas a esses comportamentos. Confere lá!(http://mecaseicomohomemerrado.blogspot.com/2010/01/o-patinho-feio.html), (http://mecaseicomohomemerrado.blogspot.com/2010/01/as-pessoas-realmente-grandiosas-fazem.html).

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris! Você passou lá no meu blog e eu vim visitar o seu. Realmente "deu liga", rs.. eu gostei dos seus textos. Não pude ler tudo porque meu chefe ta grudado no meu cangote e também porque tem muito..rs.. mas eu gostei muito desse.
    "O trabalho enobrece" é f#da! Essa Frase eu tenho pavor! Muito mais agora que estou trocando de emprego. E estou trocand porque não deram o valor devido ao esforço que fiz aqui, para respeitarem a mim e ao meu trabalho. Enobrece o kct! Eu me lasquei aqui por três anos, trabalhando muitas vezes das 8:00 da manhã ate 10:00 da noite pra escutar sabe o que (quando pedi aumento?)
    "você é muito nova pra querer trabalhar só oito horas por dia"
    Great!!! Very very great!
    Respondi "Eu não vou ficar trabalhando até dez da noite pra poder pagar minhas contas" e resolvi então ir embora mesmo. Se é pra ficar estressada, eu fico, mas pelo menos agora vou receber o que eu acho justo.
    Nossa.. desabafei..rs..
    Estou te seguindo!!! Gostei muito do que li por aqui. bjissimossss

    ResponderExcluir