Generalidades da vida

Compartilhar idéias, emoções, indignações, alegrias, tristezas... enfim tudo o que nos faz humanos.

10 de fev. de 2010

A César o que é de César, do pó ao pó...

Retornar ás origens é o que se faz quando buscamos a nossa identidade, não é mesmo? Num dos meus posts, "Quando foi que Janeiro Mudou?", eu comento sobre isso. As coisas, os fatos, os locais e as pessoas que nos ajudam no reconhecimento próprio. O jogador Adriano, do Flamengo, diz que nem um saco de dinheiro paga a felicidade de jogar em "casa", no Brasil. O jogador Robinho falou ao Galvão numa entrevista ao Esporte Espetacular, no domingo, que a alegria de estar no Brasil é muito maior que qualquer diferença de salário - ele veio emprestado pelo Manchester City, ganhando metade do que ganhava lá na Europa. Gisele, a modelo, ja declarou inúmeras vezes que vai voltar assim que estiver mais milionária do que está, pois aqui é que ela é feliz. Minha amiga Fabianny, mora em Munique, não vê a hora de poder voltar definitivo, só tem medo da violência... mas quer voltar. A glória Pires que mora em Paris há 4 anos, afirmou em entrevista para Marília Gabriela que quer voltar o quanto antes, mas também tem medo da violência.
O que todas essas pessoas me "dizem" com essas atitudes e declarações é que a gente tem o dever de buscar sentir-se feliz.
Como? Quando? Onde? Como? Por quanto? Com quem? Isso é um drama só seu, só meu e de cada um...
Nostalgia hoje é pouco pra ilustrar como me sinto... um vazio tão grande, quase maior do que eu mesma que está me consumindo... quase virei pó de tanto relembrar e de tanto esforço pra buscar no passado um motivo pra olhar pra frente.
Sei que isso dá e passa... sei que daqui há pouco algo me acorda pra realidade da luta diária e vai arejar esses pensamentos turvos clarear meus olhos... sei disso. Contudo, no fundo do peito e na garganta travada o choro se acomoda pra voltar depois... Me rendo, me entrego... a César o que é de César. Bom dia pra quem é de bom dia, boa noite pra quem é de boa noite...

3 comentários:

  1. Eu tenho uma opinião meio particular a respeito dessas coisas todas de buscar felicidade... Algumas pessoas concordam, outras discordam, outras me ignoram..rs..
    Uma vez, quando eu fazia cursinho (lá se vão uns 10 anos), aconteceu a discução entre meus amigos "felicidade existe?"
    Alguns defendiam a linha de que a felicidade completa não existia, o que existia eram momentos felizes. E outros (inclusive eu, na época) defendia a existência da felicidade.
    Hoje, anos mais velha, percebi que estava errada. Hoje entendo que a felicidade total e completa não existe. Quando penso nisso imagino uma pessoa boba alegre rindo pra todos os lados.
    A gente se f#de em alguns momentos e fica feliz em outros. E o importante pra mim é tentar viver com muita intensidade esses bons momentos e passar lutando polos outros.
    A gente sempre vai achar que alguma coisa está ruim mesmo quando outras pessoas olham de fora e acham que está tudo ótimo (como por exemplo a vida da tal gisele, que eu mesma cansei de falar que não tem problema nenhum, mas eu sei que não é verdade, ela deve ter lá as questões dela, como por exemplo voltar a viver no Brasil).
    Não sei se fugi um pouco do tema, rs.. me empolguei escrevendo. Comentei um outro post seu (das Frases feitas)
    bjissimosssss

    ResponderExcluir
  2. Cris, fico impressionada em como somos parecidas! Inclusive nas crises existenciais. Minha ultima postagem fala um pouco disso - da ansiedade que assola as pessoas dos dias atuais (http://mecaseicomohomemerrado.blogspot.com/2010/02/xo-ansiedade-parte-i.html). Talvez te ajude a clarear as ideias. Um bjo!

    ResponderExcluir
  3. Já morei for e entendo perfeitamente o que as pessoas citadas no post falam.
    Algums vão com objetivoc profissionais, outras se aventuarem (porque a grama do vizinho parece mais verde), outras fugindo da violência (o pai de um amigo foi espancado dentro do metrô de Paris...e ai?)
    Acho que onde o corpo vai a sombra vai atrás...
    Existemd ois tipos de felicidade ao meu ver. A Absoluta, que não importa o que aconteça, você está feliz, porque você está em equilibrio com você e com as situações em volta e a relativa que é quando você compra um carro novo, quando viaja eou se muda para uma cidade ou país diferente (depois passa)....

    Beijocas

    ResponderExcluir